segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tema em estudo: Meio Ambiente: Apresentação de Maquetes - 8º ANO A/ Desenvolvendo a oralidade em sala de aula


Este grupo tentou mostrar, através desta maquete, uma cidade poluída e uma cidade preservada.
Tentaram aproveitar alguns materiais usados como uma maneira de tentar reciclar materiais e evitar o desperdício.

Componentes do grupo: Elton, Islânia. Sueverson, Roney, Rita de Cássia, Luiza, Severino e Gigliany

Este grupo tentou mostrar a poluição sonora, do ar , do ambiente (carros e padarias) e questona o desmatamento.

Componentes: João Paulo, Windson, Weverk, Tamon e Walter.
Este grupo apresentou, além de uma maquete com material reciclado, uma dramatização sobre o lixo e a poluição ambiental por ele causada.





Componentes: Marinara, Daiane, Juliana e Maria Clara.
Este grupo apresentou a poluição dos rios e as queimadas nas florestas. Mostraram também que as pessoas acabam com o ambiente para construir prédios bonitos.
Componentes: Desireê, Vanesa, Érika Cristiane e Marcos.
Este grupo tentou mostrar que as pessoas desmatam e constroem cidades e como consequência temos a poluição sonora.




Componentes: Cauê, Átila, Elder e Fabiano.
Este grupo pensou em um mundo sem poluição.

Componentes: Elioníso, Érica de Souza, Mayane, Gleydson e Raíque.


Apresentação do 8º B

Fizeram uma breve apresentação através de um cartaz e de uma pesquisa feita sobre a questão ambiental.


Participantes: Geovana, Signeide, Gislaine e Juliana Karine.

sábado, 24 de outubro de 2009

Oficina Pedagógica para Fundamentação Teórica da Proposta Diferenciada do Ensino Médio

Para tentar diminuir a evasão escolar e a repetência, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte promoveu no período de 20 a 23 de outubro a I oficina de fundamentação teórica para o Ensino Diferenciado do Ensino Médio realizada pela SUEM/SEEC - RN no MARDUNAS - Centro de Eventos em Nísia Floresta, ação 10 - Repensando o Ensino.

1º dia

Grupo de dança nordestina de Parnamirim

Representantes das Escolas que já aderiram ao novo ensino


Abertura do encontro feita pelo Secretário da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte: Dr. Ruy Pereira do Santos.


1ª palestrante: Profª Ms Maria Eveline Vilar Pinheiro (Diretora do Ensino Médio/MEC)

Assunto: Ensino Médio no Brasil: Realidades e desafios.

"Os alunos estão fora da escola porque não veem sentido e deve-se garantir uma aprendizagem significativa e desenvolver o humano na perspectiva individual e social."

2º palestrante:Prof. Ms. Jaime Biella (UFRN)

Assunto: Ensino Médio e formação do trabalhador estudante.
Mundo do trabalho na atualidade;
Consequências;
Desafios dos sistemas educacionais: concentração do acesso ao ensino e ao trabalho. Novas tecnologias e anacronismo curricular.

"A educação deverá oferecer ao homem a cartografia de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele".

2º dia

PRIMEIRA PARTE:

Profª Esp. Cecília Maria de Paiva (E. E. Prof. Francisco Ivo Cavalcanti)

Apresentação da proposta: (escolas que já vivenciam o processo)

"Respeitar o tempo de aprendizagem é um ato de amor e fé."

"Abandone conceitos antigos e dance com a liberdade".

"Ninguém constrói caminhos para estar isolado. Traga para a viagem uma nova experi~encia: liberdade´para decidir e responsabilidade para o rumo da viagem.

Prof. Esp. Ivanildo José da Silva (E.E. Prof. Francisco Ivo Cavalcanti)
Orientações curriculares para o Ensino Médio Noturno (D.O. - 15/10/2009)
Eixos norteadores: conteúdos críticos.
SEGUNDA PARTE:
1ª palestrante: Profª Ms Rejane Bezerra Brros (IFRN)

Assunto: Organizando atividades por meio de projetos na escola.

Questionamento: Será que cumprimos o que dizemos na proposta pedagógica da escola?

Lembrar os quatro pilares da educação: Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender.

conteúdos escolares: conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais.

Reflexão sobre o que devemos ensinar aos nossos alunos.

- O Educador é aquele que provoca mudanças, internalização e apropriação.

"Se ensinar conteúdos conceituais apenas com aulas expositivas, de forma unilateral já é difícil, imagine ensinar procedimentos e atitudes. ( Pozo)

pode-se dizer que o que mais os professores têm feito nas aulas é explicar e os alunos escutarem e copiarem.

- Desafio do educador: valorizar a metodologia de ensinar por meio de projetos, estudos de casos, pesquisas...

Este ensino destaca-se a formação contínua, mudança de concepção e postura, conhecimento, incentivo à pesquisa e favorecer a participação ativa do aluno.

O projeto parte da problematização e se faz sua explanação na escola através das diferentes concepções de interdisciplinaridade.
2ª palestrante: Profª Ms. Antonia Zélia de Assis Dantas (IFIESP)

Assunto: Planejamento como mecanismo de fortalecimento da prática pedagógica.

* Planejar é transformar sonhos em realidade.

Temos necessidade de ser criativos por estarmos lidando com seres que também são criativos.

Questionamentos: Na nossa experiência profissional, que sabor tem o planejamento? Como temos desenvolvido a prática do planejamento na escola?
* Planejamento é um procedimento permanente e contínuo de um processo que inclui reflexão, análise e ação. É a previsão sobre o que irá acontecer; é uma reflexão sobre a prática docente. Requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico e parte de uma leitura de mundo.

* Ressignificação do planejamento: construção do destino humano do qual todos devemos participar.

PREPARAÇÃO - ACOMPANHAMENTO - REVISÃO

Reflexão - abordagem sistêmica (inter e transdisciplinaridade)

Situação-problema: pesquisa e investigação (pressupostos metodológicos)

Ensino-aprendizagem: pensar e aprender a aprender.

*Formar alunos criativos e críticos.
3ª palestrante: Profª Esp. Maria do Socorro Ferreira de Souza (SUEM/SEEC-RN)

Assunto: Ensino Médio e suas bases legais: progrAmas e ações.

"Devemos suportar a inquietação, a criatividade, a incerteza..., pois não existe nada pronto e sim, a necessidade de atualização".

3º dia

Palestrante: Prof. Dr. Walter Eugênio de Medeiros (UFRN)
Assunto: Despertando o interesse pela ciência no Ensino Médio
Como induzir?
1. Propor um problema específico;
2. simples, mas profundo;
3. Em qualquer disciplina;
4. Você não precisa saber todas as resposta;
5. Mas precisa ter interesse no tema;
- Estudar focado (pesquisar)
- Confrontar modelo e realidade ( um pé na realidade e outro na imaginação).
- Errar e aprender com o erro. Aprender e tomar decisões.
- Sistematizar os resultados.
- Confiar (com reservas) em si mesmo e nos outros (interagir)
- Conviver com a crítica( e a dúvida) ouvir e argumentar.
- Participar em grupo/comunidade/ fazer ci~encia é uma experiência social.
*Professor:
- Vontade;
-Apoiar os alunos;
- Planejar
-Dedicação, leitura e acessibilidade.
*Aprender a viver é que é o viver mesmo (Guimarães Rosa)
2º Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Braulio W. Neto (IFRN)
Assunto: VER, MUDAR e AGIR: o desafio do mundo hoje.
Educação do futuro:
VER carece de reflexão, unificação.
(Filme O Sorriso de Monalisa)
- A independência do aluno nos assusta;
- Existe um certo grau de medo;
- Precisa mudar e ensinar o aluno a ser independente e caminhar sozinho - aprender a aprender a vida toda.
MUDAR:
* Informação X Reflexão:
A escola de hoje em grande medida é uma resposta aos problemas e as necessidades dos séculos XVII e XVIII. Como educar para um mundo desconhecido do século XXI?
- ENEM, SAT... E agora o novo ENEM. Os exames indicam os caminhos: interdisciplinaridade, atualidade, situação-problema, raciocínio lógico, comparabilidade...
AGIR:
- Fazer a coisa acontecer em sala de aula. Os interesses dos alunos estão centrados na ação, no diálogo, na confrontação de ideias, no trabalho em eauipe, na experimentação, na reflexão conjunta e na busca de novos conhecimentos.
- Aquisição ativa dos novos conhecimentos e métodos. Não importa o grau a que chegamos, o que importa é prosseguirmos decididamente.

TERCEIRA PARTE
Divisão por área do conhecimento:
Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física.
Professores coordenadores: Aliete e Rômulo.
Ideias: Oficina - Ler imagem, ver a palavra.
"A reforma do Ensino deve levar à reforma do pensamento, e a reforma do pensamento, deve levar à reforma do ensino" (Morin, 2000).
Objetivo: linguagem
*Deve levar em consideração sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno, levando-os ao encontro do pensar e do fazer cujas responsabilidades originam-se no ato do planejamento.
Competências e Habilidades:
- Utilizar a linguagem nos três níveis de competência: interativa, gramatical e textual;
- Ler e interpretar;
- Colocar-se como protagonista na produção e recepção de textos;
- Aplicar tecnologias da comunicação e da informação em situações relevantes;
- Analisar, interpretar e produzir.
Email: ugem@rn.gov.br.
Elaboração do Projeto por escola.

Professores e Equipe da Escola Estadual "Monsenhor Amâncio Ramalho elaboram sua proposta.

4º dia: A ficção científica como instrumento educacional

Palestrante: Professor Pós Dr. Nelson Marques (Departamento de clínica Médica - FMUSP e Nudict - Núcleo de comunicação em cultura, ciência e Tecnologia, Museu Câmara Cascudo/UFRN)
Assunto: A ficção científica como instrumento educacional.
Cinema como instrumento educacional: cinema na escola ou escola no cinema.
História da ciência no cinema ou história do cinema na ciência.
- O vento será tua herança (filme)
Cinema e imagem (características humanas)
Atrair e fixar o interesse do aluno por meio dos instrumentos audiovisuais.
Objetivos:
* o que é ficção científica?
* Instrumentos e ferramentas estilizadas pela ficção científica;
* Ficção científica a serviço da educação;
*"Deslizes" científicos e os conceitos científicos nas diferentes áreas.
Exemplos de problemas científicos:
- Manobras no espaço: naves ou aviões?
- Teletransporte: é possível?
- Mutantes: qual é a realidade?
- Super-poderes mentais: telepatia, premonição, telecinese, etc.
- Super-poderes físicos: super-homem existe?
_ Carros flutuantes: possíveis?
- colonização inter-planetária: "teoria transformação";
- Extra-terrestres (Ets) por que tão humanoides?
- Ilusões espaciais: som e imagem?
- Viagem no tempo: o tempo é "dilatável"?
O Exterminador do futuro (filme)
Usar os "deslizes" para educação científica:
- Propulsão e impulsão: há um lado?
- Desmontar e remontar: quanta informação!
- Mutações maléficas ou benéficas?
- Poderes mentais: ilusões;
- Poderes físicos: ação e reação;
- Levitação antigravitacional?
- Solo, atmosfera e sistema ecológico: anos ou séculos?
- Probalidade zero: qual é a "cara"?
- Vácuo: não há propagação de som ou imagem;
- Tempo - espaço e a relatividade.
Quer saber mais?
http//www.nudict.mec.ufrn.br

Encerramento


Apresentação de Currais Novos
Apresentação de Pau dos Ferros




Equipe Organizadora do Evento (SUEM-RN)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

10º Encontro do Gestar II


Hoje aconteceu mais um ato do nosso curso, onde tivemos a oportunidade de vivenciarmos várias mensagens por ocasião do dia do professor. Recebemos chocolates para adoçar nossas vidas e trocamos experiências. Realizamos duas oficinas e encerramos com mais uma mensagem, ficando marcada a próxima sessão para o dia 05 de novembro com a produção de uma atividade do TP ou do AAA para fazer acontecer com os cursistas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MEU DIA! QUANTA FELICIDADE!!!!!!!!!

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo vale a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu e pelo que ensinou. É passar horas pensando em cada detalhe da aula, encontrar com o aluno e dedicar-lhe um sorriso e, se possível, chamá-lo pelo nome para que ele se sinta especial. É transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender. É equilibrar-se entre três turnos de trabalho e tentar manter o humor para que o último não seja prejudicado. É entender que ensinar e aprender faz parte da canção da vida. É apontar caminho, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés. ( adaptado da internet)
Sou professor e, apesar de um caminho tão espinhoso, ainda tenho a coragem de dizer que vivo intensamente 15 emoções diárias que já perduram anos de experiências e de aprendizado no dia a dia desta caminhada que um dia escollhi e que faz parte do meu ser. Quero confessar minha felicidade por ter direito a este dia tão especial !!!!!!!!!!
Este grupo de alunos nos prestigiou com um pagode na EEMAR. Isto pra mim já valeu a pena!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Trabalho apresentado pelo 8º B da EMAB

O agravamento do planeta aconteceu no século XVIII, após a revolução industrial, a melhoria de condições de vida da sociedade verificada a partir daí contribuiu para o crescimento populacional gerando a necessidade de investir em novas técnicas de produção, tal fato resultou na exploração intensificada dos recursos naturais e, consequente no aumento de resíduos poluidores. Recentemente, com a globalização imaginou-se que os problemas seriam resolvidas pelos inúmeros compromissos internacionais, mas inversamente as expectativas geradas vem conseguindo desigualdade social, desemprego crescente e estrutural, poluição, esgotamento dos recursos naturais e desastres ecológicos.
O trabalho realizado por esta turma tentou mostrar através duma maquete esta realidade, despertando ainda para a questão de problemas ambientais causados pela própria natureza; os chamados sismos naturais ou induzidos como vulcões, terremotos e maremotos.