sábado, 24 de outubro de 2009

4º dia: A ficção científica como instrumento educacional

Palestrante: Professor Pós Dr. Nelson Marques (Departamento de clínica Médica - FMUSP e Nudict - Núcleo de comunicação em cultura, ciência e Tecnologia, Museu Câmara Cascudo/UFRN)
Assunto: A ficção científica como instrumento educacional.
Cinema como instrumento educacional: cinema na escola ou escola no cinema.
História da ciência no cinema ou história do cinema na ciência.
- O vento será tua herança (filme)
Cinema e imagem (características humanas)
Atrair e fixar o interesse do aluno por meio dos instrumentos audiovisuais.
Objetivos:
* o que é ficção científica?
* Instrumentos e ferramentas estilizadas pela ficção científica;
* Ficção científica a serviço da educação;
*"Deslizes" científicos e os conceitos científicos nas diferentes áreas.
Exemplos de problemas científicos:
- Manobras no espaço: naves ou aviões?
- Teletransporte: é possível?
- Mutantes: qual é a realidade?
- Super-poderes mentais: telepatia, premonição, telecinese, etc.
- Super-poderes físicos: super-homem existe?
_ Carros flutuantes: possíveis?
- colonização inter-planetária: "teoria transformação";
- Extra-terrestres (Ets) por que tão humanoides?
- Ilusões espaciais: som e imagem?
- Viagem no tempo: o tempo é "dilatável"?
O Exterminador do futuro (filme)
Usar os "deslizes" para educação científica:
- Propulsão e impulsão: há um lado?
- Desmontar e remontar: quanta informação!
- Mutações maléficas ou benéficas?
- Poderes mentais: ilusões;
- Poderes físicos: ação e reação;
- Levitação antigravitacional?
- Solo, atmosfera e sistema ecológico: anos ou séculos?
- Probalidade zero: qual é a "cara"?
- Vácuo: não há propagação de som ou imagem;
- Tempo - espaço e a relatividade.
Quer saber mais?
http//www.nudict.mec.ufrn.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário