sábado, 24 de outubro de 2009

3º dia

Palestrante: Prof. Dr. Walter Eugênio de Medeiros (UFRN)
Assunto: Despertando o interesse pela ciência no Ensino Médio
Como induzir?
1. Propor um problema específico;
2. simples, mas profundo;
3. Em qualquer disciplina;
4. Você não precisa saber todas as resposta;
5. Mas precisa ter interesse no tema;
- Estudar focado (pesquisar)
- Confrontar modelo e realidade ( um pé na realidade e outro na imaginação).
- Errar e aprender com o erro. Aprender e tomar decisões.
- Sistematizar os resultados.
- Confiar (com reservas) em si mesmo e nos outros (interagir)
- Conviver com a crítica( e a dúvida) ouvir e argumentar.
- Participar em grupo/comunidade/ fazer ci~encia é uma experiência social.
*Professor:
- Vontade;
-Apoiar os alunos;
- Planejar
-Dedicação, leitura e acessibilidade.
*Aprender a viver é que é o viver mesmo (Guimarães Rosa)
2º Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Braulio W. Neto (IFRN)
Assunto: VER, MUDAR e AGIR: o desafio do mundo hoje.
Educação do futuro:
VER carece de reflexão, unificação.
(Filme O Sorriso de Monalisa)
- A independência do aluno nos assusta;
- Existe um certo grau de medo;
- Precisa mudar e ensinar o aluno a ser independente e caminhar sozinho - aprender a aprender a vida toda.
MUDAR:
* Informação X Reflexão:
A escola de hoje em grande medida é uma resposta aos problemas e as necessidades dos séculos XVII e XVIII. Como educar para um mundo desconhecido do século XXI?
- ENEM, SAT... E agora o novo ENEM. Os exames indicam os caminhos: interdisciplinaridade, atualidade, situação-problema, raciocínio lógico, comparabilidade...
AGIR:
- Fazer a coisa acontecer em sala de aula. Os interesses dos alunos estão centrados na ação, no diálogo, na confrontação de ideias, no trabalho em eauipe, na experimentação, na reflexão conjunta e na busca de novos conhecimentos.
- Aquisição ativa dos novos conhecimentos e métodos. Não importa o grau a que chegamos, o que importa é prosseguirmos decididamente.

TERCEIRA PARTE
Divisão por área do conhecimento:
Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física.
Professores coordenadores: Aliete e Rômulo.
Ideias: Oficina - Ler imagem, ver a palavra.
"A reforma do Ensino deve levar à reforma do pensamento, e a reforma do pensamento, deve levar à reforma do ensino" (Morin, 2000).
Objetivo: linguagem
*Deve levar em consideração sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno, levando-os ao encontro do pensar e do fazer cujas responsabilidades originam-se no ato do planejamento.
Competências e Habilidades:
- Utilizar a linguagem nos três níveis de competência: interativa, gramatical e textual;
- Ler e interpretar;
- Colocar-se como protagonista na produção e recepção de textos;
- Aplicar tecnologias da comunicação e da informação em situações relevantes;
- Analisar, interpretar e produzir.
Email: ugem@rn.gov.br.
Elaboração do Projeto por escola.

Professores e Equipe da Escola Estadual "Monsenhor Amâncio Ramalho elaboram sua proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário