sábado, 24 de outubro de 2009

2º dia

PRIMEIRA PARTE:

Profª Esp. Cecília Maria de Paiva (E. E. Prof. Francisco Ivo Cavalcanti)

Apresentação da proposta: (escolas que já vivenciam o processo)

"Respeitar o tempo de aprendizagem é um ato de amor e fé."

"Abandone conceitos antigos e dance com a liberdade".

"Ninguém constrói caminhos para estar isolado. Traga para a viagem uma nova experi~encia: liberdade´para decidir e responsabilidade para o rumo da viagem.

Prof. Esp. Ivanildo José da Silva (E.E. Prof. Francisco Ivo Cavalcanti)
Orientações curriculares para o Ensino Médio Noturno (D.O. - 15/10/2009)
Eixos norteadores: conteúdos críticos.
SEGUNDA PARTE:
1ª palestrante: Profª Ms Rejane Bezerra Brros (IFRN)

Assunto: Organizando atividades por meio de projetos na escola.

Questionamento: Será que cumprimos o que dizemos na proposta pedagógica da escola?

Lembrar os quatro pilares da educação: Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender.

conteúdos escolares: conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais.

Reflexão sobre o que devemos ensinar aos nossos alunos.

- O Educador é aquele que provoca mudanças, internalização e apropriação.

"Se ensinar conteúdos conceituais apenas com aulas expositivas, de forma unilateral já é difícil, imagine ensinar procedimentos e atitudes. ( Pozo)

pode-se dizer que o que mais os professores têm feito nas aulas é explicar e os alunos escutarem e copiarem.

- Desafio do educador: valorizar a metodologia de ensinar por meio de projetos, estudos de casos, pesquisas...

Este ensino destaca-se a formação contínua, mudança de concepção e postura, conhecimento, incentivo à pesquisa e favorecer a participação ativa do aluno.

O projeto parte da problematização e se faz sua explanação na escola através das diferentes concepções de interdisciplinaridade.
2ª palestrante: Profª Ms. Antonia Zélia de Assis Dantas (IFIESP)

Assunto: Planejamento como mecanismo de fortalecimento da prática pedagógica.

* Planejar é transformar sonhos em realidade.

Temos necessidade de ser criativos por estarmos lidando com seres que também são criativos.

Questionamentos: Na nossa experiência profissional, que sabor tem o planejamento? Como temos desenvolvido a prática do planejamento na escola?
* Planejamento é um procedimento permanente e contínuo de um processo que inclui reflexão, análise e ação. É a previsão sobre o que irá acontecer; é uma reflexão sobre a prática docente. Requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico e parte de uma leitura de mundo.

* Ressignificação do planejamento: construção do destino humano do qual todos devemos participar.

PREPARAÇÃO - ACOMPANHAMENTO - REVISÃO

Reflexão - abordagem sistêmica (inter e transdisciplinaridade)

Situação-problema: pesquisa e investigação (pressupostos metodológicos)

Ensino-aprendizagem: pensar e aprender a aprender.

*Formar alunos criativos e críticos.
3ª palestrante: Profª Esp. Maria do Socorro Ferreira de Souza (SUEM/SEEC-RN)

Assunto: Ensino Médio e suas bases legais: progrAmas e ações.

"Devemos suportar a inquietação, a criatividade, a incerteza..., pois não existe nada pronto e sim, a necessidade de atualização".

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