
Profª Esp. Cecília Maria de Paiva (E. E. Prof. Francisco Ivo Cavalcanti)
Apresentação da proposta: (escolas que já vivenciam o processo)
"Respeitar o tempo de aprendizagem é um ato de amor e fé."
"Abandone conceitos antigos e dance com a liberdade".
"Ninguém constrói caminhos para estar isolado. Traga para a viagem uma nova experi~encia: liberdade´para decidir e responsabilidade para o rumo da viagem.

Orientações curriculares para o Ensino Médio Noturno (D.O. - 15/10/2009)
Eixos norteadores: conteúdos críticos.
SEGUNDA PARTE:
Assunto: Organizando atividades por meio de projetos na escola.
Questionamento: Será que cumprimos o que dizemos na proposta pedagógica da escola?
Lembrar os quatro pilares da educação: Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender.
conteúdos escolares: conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais.
Reflexão sobre o que devemos ensinar aos nossos alunos.
- O Educador é aquele que provoca mudanças, internalização e apropriação.
"Se ensinar conteúdos conceituais apenas com aulas expositivas, de forma unilateral já é difícil, imagine ensinar procedimentos e atitudes. ( Pozo)
pode-se dizer que o que mais os professores têm feito nas aulas é explicar e os alunos escutarem e copiarem.
- Desafio do educador: valorizar a metodologia de ensinar por meio de projetos, estudos de casos, pesquisas...
Este ensino destaca-se a formação contínua, mudança de concepção e postura, conhecimento, incentivo à pesquisa e favorecer a participação ativa do aluno.
O projeto parte da problematização e se faz sua explanação na escola através das diferentes concepções de interdisciplinaridade.
2ª palestrante: Profª Ms. Antonia Zélia de Assis Dantas (IFIESP)

Assunto: Planejamento como mecanismo de fortalecimento da prática pedagógica.
* Planejar é transformar sonhos em realidade.
Temos necessidade de ser criativos por estarmos lidando com seres que também são criativos.
Questionamentos: Na nossa experiência profissional, que sabor tem o planejamento? Como temos desenvolvido a prática do planejamento na escola?
* Planejamento é um procedimento permanente e contínuo de um processo que inclui reflexão, análise e ação. É a previsão sobre o que irá acontecer; é uma reflexão sobre a prática docente. Requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico e parte de uma leitura de mundo.
* Planejamento é um procedimento permanente e contínuo de um processo que inclui reflexão, análise e ação. É a previsão sobre o que irá acontecer; é uma reflexão sobre a prática docente. Requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico e parte de uma leitura de mundo.
* Ressignificação do planejamento: construção do destino humano do qual todos devemos participar.
PREPARAÇÃO - ACOMPANHAMENTO - REVISÃO
Reflexão - abordagem sistêmica (inter e transdisciplinaridade)
Situação-problema: pesquisa e investigação (pressupostos metodológicos)
Ensino-aprendizagem: pensar e aprender a aprender.
*Formar alunos criativos e críticos.
3ª palestrante: Profª Esp. Maria do Socorro Ferreira de Souza (SUEM/SEEC-RN)

Assunto: Ensino Médio e suas bases legais: progrAmas e ações.
"Devemos suportar a inquietação, a criatividade, a incerteza..., pois não existe nada pronto e sim, a necessidade de atualização".
Nenhum comentário:
Postar um comentário