sábado, 29 de agosto de 2009

A importância da leitura e da escrita em sala de aula

Levando em consideração que ler e escrever são elementos básicos na vida do estudante e acreditando que também constituem competências para a sua formação, já executava e continuarei realizando determinadas atividades na minha sala de aula fazendo com que o discente se torne capaz dessa apropriação, conhecendo através da leitura, construindo e expressando o conhecimento na escrita, na tentativa esperançosa de que os estudantes possam constituir-se como leitores e produtores de textos.
Acredito que o professor é aquele que apresenta as diferentes possibilidades de leitura: Livros, poemas, notícias, receitas, paisagens, imagens, sons, gestos, corpos em movimento, símbolos, o mundo enfim. Ele poderá contribuir no desenvolvimento da capacidade de interpretar e estabelecer significados dos diferentes textos, criando e promovendo variadas experiências, situações novas, que levem a uma utilização diversificada do ler/escrever. Isso tornará possível a formação de uma geração de leitores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagem e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos, disponíveis para a comunicação humana no dia a dia.
Por esta razão, seguindo as sugestões do Gestar II, estão aí registradas algumas atividades do cotidiano da minha sala de aula.
Sinto-me feliz em exercer esta profissão e está participando do curso que hora me aperfeiçoa e me deixa mais segura de minhas realizações. Sei que preciso melhorar muito, mas acredito que já é um bom começo.

Um comentário:

  1. Olá Inácia!
    Sinto-me muito satisfeita com a realização de suas atividades. Vejo seu empenho em postá-las e principalmente, em seu desenvolvimento.
    Seus alunos são privilegiados em ter uma professora como você.
    Beijos gestaleiros.

    ResponderExcluir