domingo, 19 de julho de 2009

Cenas de "O Tronco do Ipê"

Mais um grupo de alunos da Escola Estadual "Monsenhor Amâncio Ramalho produzem outro vídeo do Romantismo, desta vez, o tronco do Ipê.

Alice - Vitória
Mário - Fabiely
Eufrosina - Márcia
Adélia - Mariana
Negro Benedito - Joelson

A história tem como o cenário a Fazenda Nossa Senhora do boqueirão, na zona da mata fluminense. Um velho tronco de ipê, outrora frondoso, representa a decadência da fazenda. Bem próximo, numa cabana, mora o negro Benedito, espécie de feiticeiro, que guarda o segredo da família. Mário, o personagem central, que viveu desde criança na fazenda, juntamente com a amiga Alice, descobre que o pai da moça, Joaquim, é o assassino de seu pai. Desesperado, Mário tenta suicídio, pois não pode se casar com a filha de um assassino. Mas o negro Benedito o impede, contando-lhe o segredo: Joaquim não matou o pai de Mário. Ele foi tragado pelas águas do Boqueirão e está enterrado junto ao tronco do ipê. Mário reconcilia-se com a vida e casa-se com Alice.
Mário, é o adolescente, herói, que expõe a própria vida para salvar Alice, a filha do possível assassino do pai. Mário é a figura romântica central do livro, bem como central exemplar da filosofia do individualismo. Personagem que age por si, conforme as inspirações de seu mundo interior, proucura abrir caminho desfazendo os elos de proteção paternalista que tentam sufocá-lo.
Alice, personagem símbolo da candura, fruto de uma ligação tardia, flor de ternura nascida minado pelo ódio, pela discórdia e pelas ambições que destroem vidas e separam corações. No meio de tantas contradições e lutas, a jovem bela,a jovem virgem vence e torna-se com o eleito de seu coração o centro da história, o ponto alto do romance.
O barão é outro personagem ladina, calculista, matreira, símbolo do enganoe do embuste, destruidor de fortunas e de vidas. Encarna as paixões destruidoras, contraditórias. No fim do ciclo da história torna-se brando. Procura reparar o passado, reconstruir um mundo que destruiu, consegue parte de seu intento graças à força do amor de Alice e à boa vontade de Mário.
O pai Benedito é a personagem do mistério. Tudo vê, tudo sabe, tudo presencia, è mal interpretado, é o feiticeiro. Transforma tantas coisas no mistério do boqueirão e junto do tronco do ipê. Parece um criador do tempo, uma presença viva e ativa dos acontecimentos dramáticos da vida da fazenda do Boqueirão.

Este vídeo foi gravado no Povoado Santo Antônio das Cobras, aqui no município de Parelhas e teve a colaboração da Bibliotecária Goretti Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário