sábado, 4 de julho de 2009

Avançando na prática - apresentação de trabalhos - 30/06/2009


Os alunos do 8º A começaram a apresentação dos trabalhos sobre as notícias de Parelhas e o 1º grupo convidou o vereador "Tom" para falar sobre a cadeia pública que poderá trazer benefícios para a cidade de Parelhas e para a Região seridoense.


Câmara Municipal de Parelhas realizou na data de 17/04, nas dependências da sede da AABB, uma Audiência Pública sobre a construção da Cadeia Pública na Comarca. Esta Audiencia, transmitida pela Rádio Rural de Parelhas, foi iniciada por voltas das 10.00 horas tendo se prolongado até às 14.30. O Secretário Estadual da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, após uma explanação inicial, fez considerações sobre as razões e as necessidades de se construir a Cadeia Pública na Comarca. Lembrou que recentemente foi convocado pelo Promotor Público da Comarca para uma discussão sobre a realidade da carceragem no município, onde os presos estavam sendo recolhidos em precárias condições nas dependencias de uma antiga Delegacia de Policia, em condições insalubres e subumanas. Lembrou da existencia de uma Ação Civil Pública ajuizada contra o Estado do Rio Grande do Norte para uma solução desta situação. Enfatizou que a construção é uma exigência da Lei de Execução Penal (LEP) que determina que em cada sede de comarca deva existir, pelo menos, uma Cadeia Pública. O Secretário fez a entrega ao Presidente da Câmara, de um caderno com todos os encargos e projetos da obra, incluindo um memorial discritivo, o mesmo já enviado ao Ministério da Justiça para fins de aprovação e assinatura de convenio. O Dr. José Antônio da Nóbrega, engenheiro da SEJUC, fez um detalhamento técnico da obra e o Coordenador do Sistema Penitenciário Estadual, Capitão José Deques, prestou esclarecimentos sobre o funcionamento de uma Cadeia Pública, com reflexo na segurança da cidade, pelo aumento do proprio contingente policial para atender as necessidades da unidade prisional . Em seguida às palavras do Prefeito Municipal Francisco de Assis Medeiros sobre a definição da localização do estabelecimento, foi iniciado um amplo debate, que contou com a participação dos Vereadores, de autoridades policiais, representantes de diversos segmentos sociais, da Pastoral Carcerária e de lideranças comunitárias e moradores do bairro São Sebastião, onde a obra será edificada. As duvidas da população foram todas devidamente esclarecidas. Por solicitação do Prefeito Francisco de Assis Medeiros, o Secretário Leonardo Arruda Câmara determinou à Coordenadoria de Administração Penitenciária que 5 Agentes Penitenciários, lotados na Penitenciária de Caicó e residentes no município de Parelhas, passem a prestar serviços na carceragem do município, substituindo 03 Policiais Militares, que retornarão às suas funções no policiamento, aumentando o efetivo policial e consequentemente a segurança do município. Ao final, o Presidente da Câmara, Vereador Wellington Araújo Silva, o TOM, apresentou um Protocolo de Intenções que recebeu a aprovação e o de acordo da Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania e da Prefeitura Municipal de Parelhas.
O mesmo grupo ainda comentou sobre os projetos sociais que tiram crianças e adolescentes das ruas para não se envolverem no mundo das drogas, da prostituição e da violência destacando entre eles o guarda mirim.

O 2º grupo apresentou, notícias sobre:
A vaquejada de Parelhas :

A cidade de Parelhas esteve em festa nos dias 13,14 e 15 onde houve a grande vaquejada no Parque Evandro Bezerra. Foram R$ 35.000 reais em prêmios. É mais um evento apoiado pela Prefeitura Municipal em busca do desenvolvimento social dos parelhenses e visitantes.



Morte de Maria da Banda:

Faleceu neste dia 25 uma das pessoas que muito fizeram por nossa cidade de Parelhas. Maria da banda foi uma pessoa ímpar, dedicou sua vida à bandinha de música da cidade, a 11 de Fevereiro, vai deixar muita saudade. Pessoa muito conhecida na cidade pelo trabalho de professora de música, muitas crianças aprenderam as primeiras notas musicais com ela. Este trabalho jamais será esquecido. Dedicou 35 anos de sua vida à música, ingressou na Banda em 1974, quando o ex-prefeito Plácido Gondim reativou a banda e colocou o novo maestro, Luquinha. Desde então passou por vários maestros, como Tonheca, Sena e Emanuel, sempre como ajudante, arquivista, zeladora. Maria foi professora de música para crianças e regia uma bandinha de flautas.



Escola "Barão do Rio Branco - considerada o marco da Educação de parelhas foi criada em 13 de janeiro de 1919 e inaugurada em 21 de janeiro do mesmo ano.

Maternidade Dr. Graciliano Lordão: berço de muitos parelhenses e incontestável da história local. Seu nome homenageia o seu primeiro diretor.


O 3º grupo apresentou: o cemitério dos coléricos construído em pedras que, na época ficava em frente a memorável paisagem do boqueirão, hoje já construída uma praça sem nenhuma referência das pessoas enterradas naquele local.
Morte de Dr Ulisses:

Ex-deputado federal Ulisses Potiguar faleceu na noite do dia 15 de março em Natal. O político seridoense estava internado no Hospital Promater. De acordo com informações de familiares, ele teve uma forte desidratação e não resistiu. O corpo foi velado no Centro de Velório Morada da Paz, em Lagoa Seca, até o meio-dia da segunda-feira (16). O sepultamento realizou-se na terça-feira (17) em Parelhas. Ulisses tinha 83 anos de idade e deixou a esposa dona Lizete Montenegro Bezerra e três filhos: Ulisses Filho, Ulisséa e Uélcio. De acordo com políticos que viveram próximos ao Dr. Ulisses, como era mais conhecido, ele era um homem "inatacável".

O 4º grupo apresentou um vídeo com as 7 maravilhas de Parelhas:

As sete maravilas de Parelhas - Projeto Ressignificando Olhares: Uma viagem as maravilhas de Parelhas realizado pela Escola Estadual Professor Felipe - eleita pela população parelhense.

São várias opções para turistas e visitantes se deslumbrarem com a cidade seridoense que fica a cerca de 240 km de Natal. Pode-se destacar a Serra do Boqueirão, que deu origem a barragem de mesmo nome, um dos maiores reservatórios de água da região e que tem um dos mais belos pores do sol da região. Os sítios arqueológicos são também deslumbrantes e proporcionam momentos rara beleza com suas pinturas rupestres, motivo de visita de muitos estudiosos que já praticam o turismo pedagógico. A matriz de São Sebastião, A Maternidade Dr. Graciliano Lordão, a Escola Barão do Rio Branco, a casa da cultura e o portal que vem complementar a beleza da cidade "sorriso do Seridó.




Neste trabalho, busquei fazer um mapeamento da produção de trabalhos realizados com os alunos da série acima descrita, através de uma síntese integrativa sobre as notícias locais. Acredito que o uso do jornal em sala de aula traz benefícios construtivos para os discentes, haja vista que na busca dos conhecimentos sobre sua cidade desperta-se cada vez mais a curiosidade de ampliar a criatividade do alunado em aprender sempre e a todo momento começando pela sua própria realidade.

Um comentário:

  1. Olá Inácia!
    Bem que você falou que foi um belo trabalho realizado pelos alunos. Gostei bastante da forma como eles desenvolveram os temas com muita criatividade e empenho!
    Sucesso a todos.
    Abraços virtuais, Rúbia.

    ResponderExcluir