quinta-feira, 11 de junho de 2009

projeto de leitura



ESCOLA Municipal “Arnaldo Bezerra”
Ensino Fundamental

PROFESSORA: Inácia Lúcia de Medeiros
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS
CLIENTELA: alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Temática: Recompondo as perdas de aprendizagem em leitura e escrita utilizando o método do projeto gestar II
JUSTIFICATIVA
A escola deve considerar que os anos que nela passamos são momentos de construção de conhecimentos para a vida. A quantidade de informações que a sociedade contemporânea nos fornece são oriundos dos mais diferentes lugares e a escola não tem conseguido acompanhar essa evolução. Gardner, nos anos 80, já afirmava que se decidimos abraçar os objetivos e os métodos da educação centrada no indivíduo, podemos fazer progressos significativos haja vista que o ser humano teria não uma ou duas, mas várias inteligências, relacionadas a habilidades específicas. Estas informações defendidas por Gardner, comprovam-se no dia-a-dia em sala de aula. A inteligência Lingüística caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita. Foi baseando-se nesse propósito que se pensou nesta temática. O objetivo maior deste projeto é criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo e contando histórias diante de outros alunos, harmonizando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de textos. Parte do principio que a leitura é a base para a aquisição de todo e qualquer conhecimento construído ou socializado na escola, ou seja, os alunos que dominam as habilidades de leitura e escrita têm boas notas em todas as matérias, não apenas em Língua Portuguesa. Por outro lado os alunos com dificuldade em leitura e escrita, além de terem dificuldade de aprendizagem, perdem a auto-estima e, consequentemente, o gosto pelo estudo, sendo considerados, muitas vezes como “indisciplinados”. Esta idéia que se forma possibilita que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos de textos, oferecendo uma imersão no mundo da leitura, garantindo que todos se expressem e possam apresentar com dinamismo: dramatizando, dançando, declamando, cantando, narrando, etc. Conseqüentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textos utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades. Isto irá proporcionar aos educandos uma imersão no mundo da cultura, oferecendo condições para que ela se torne efetivamente um laboratório de teoria e prática, fazendo uso de inovações na forma de apresentar as produções. Para isso utilizar-se-á de apresentações orais, dramatizações, danças, saraus poéticos, declamações de poesias, festejos músicas, enfim, com muito dinamismo e criatividade, sem perder de vista o objetivo principal que é superar as dificuldades na leitura e na escrita.

OBJETIVOSOBJETIVOS GERAIS
Ampliar o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores
Refletir sobre o aprender a gostar de ler.
Conceituar a leitura e a escrita como primordiais no ensino / aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Ler e apresentar oralmente diferentes tipos de textos.
· Incentivar o gosto pelos diferentes tipos de leitura.
· Mostrar o valor cultural existentes na literatura.
· Divulgar, na escola, obras dos grandes escritores da literatura norteriograndese.
· Desenvolver a capacidade de refletir sobre os aspectos específicos de cada tipologia textual.
· Contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos educandos.
· Desenvolver a competência comunicativa através de dramatizações de obras literárias.
· Produzir livretos, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.

METODOLOGIA O projeto mobiliza alunos do Ensino Fundamental, professores, núcleo gestor e comunidade em torno da escola. Inicialmente, refletiremos sobre a importância da leitura, fazendo comparações entre o passado e o presente, para reconhecerem a necessidade existente no século XXI com relação à exigência da leitura e escrita. Em seguida serão realizadas oficinas de leitura para os alunos irem conhecendo diferentes obras e estilos utilizados nos diversos gêneros textuais. Para isso serão utilizadas várias dinâmicas de leitura, como: leitura silenciosa, leitura compartilhada, leitura em forma de jogral, leitura dramatizada, declamação de poesias, etc. Posteriormente serão realizadas oficinas de produções de textos esclarecendo a diversidade de gêneros textuais. A partir daí os alunos produzirão seus textos, coletivamente e/ou individualmente. Serão realizados encontros de socialização do projeto culminando com a realização de uma exposição na escola.

CRONOGRAMA
O projeto deverá ser trabalhado durante o 2º semestredo ano letivo de 2009 expandindo-se em 2010 dando oportunidade de participação a todos os alunos do Ensino Fundamental.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
· Seminário sobre leitura e escrita
· Oficinas de leitura e produção de textos
· Leitura de textos literários
· Atividades de produção e confecção de poesias.
· Realização de uma miscelânea de músicas
· Exposição dos livros produzidos pelos alunos para os colegas e comunidade escolar.

EQUIPE DE TRABALHO:
Trabalharemos com alunos, equipes administrativa e pedagógica, pais e buscaremos parcerias e apoios dos demais professores para o desenvolvimento das atividades.

AVALIAÇÃO A avaliação será feita mensalmente, através das apresentações orais e escritas. Também serão levados em conta o interesse e a participação dos alunos nas diversas atividades realizadas.
BIBLIOGRAFIALinguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. PCN – PARAMETROS CURRICULARES NACIONAISA Teoria das Inteligências Múltiplas e suas implicações para Educação Autora: Maria Clara S. Salgado Gama -Doutora em Educação Especial pela Universidade de Colúmbia, Nova Iorque

Um comentário:

  1. Parabéns Inácia,por ser uma educadora tão dedicada!A educacação precisa de pessoas competentes como vc que esteja sempre disponível a levá-la em frente.Beijossssss....Lúcia Frota

    ResponderExcluir