quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cenas de "A Moreninha" - vídeo produzido pelos alunos da EEMAR

Elenco:
Augusto - Emanuel Daylan Carolina "A Moreninha - Franciely
Leopoldo - Mailson / Felipe - João Paulo
D. Ana "Avó de Felipe - Angélica / Fabrício - Oscar
Violante - Fabiely / Joaninha - Indionara
Cinegrafista - Edinho
SÍNTESE DA HISTÓRIA

O estudante Filipe convida seu amigo e também estudante, Augusto, para um fim de semana em sua casa, na ilha de Paquetá. Augusto é famoso pela inconstância em relação à namoradas. Filipe aposta que desta vez ele se apaixonará por uma de suas primas. Na ilha, Augusto descobre a adolescente Carolina (a Moreninha), irmã de Filipe, que lhe desperta sentimentos contraditórios.
Em seguida, defendendo-se da acusação de leviano com as donzelas, explica a dona Ana, avó da jovem, o motivo de sua volubilidade. Quando tinha treze anos estava brincando na praia com uma linda e desconhecida menina. Na ocasião, aparecera um rapazinho, dizendo que o pai estava prestes a morrer. As crianças visitam o moribundo e, constatando a pobreza da família, dão-lhe o dinheiro que possuíam. O doente pede um objeto pessoal de cada um: Augusto entrega-lhe o camafeu da gravata, a garota um anel. Os objetos são embrulhados em pedaços de pano e cosidos por sua esposa. Depois, o moribundo entrega a cada um a jóia do outro, dizendo que eles se amariam e no futuro se tornariam marido e mulher. Portanto, o rapaz ficara preso a esta promessa juvenil.
O jogo entre o juramento do passado e o amor do presente - pois, obviamente, Augusto acaba gostando de Carolina - se alterna com brincadeiras marotas, erotismo negaceado, vinganças adolescentes, bilhetes secretos, problemas nos estudos, proibições paternas, etc. Tudo é bastante pueril e inocente, embora se possa perceber nessa ciranda de namoricos um retrato aproximado dos folguedos sentimentais permitidos na época.







2 comentários:

  1. Que máximo, Inácia!
    Seus alunos são muito interessados. A dedicação deles me emociona.
    Com certeza, sua orientação proporcionou várias ideias para que eles produzissem o vídeo.
    Abraços gestaleiros.

    ResponderExcluir
  2. Olá Inácia,
    Magnífica ideia, certamente os alunos aprenderam muito nessa produção do vídeo, tanto do ponto de vista técnico, como do ponto de vista teórico, e dos diversos conteúdos que permeiam a literatura portuguesa. Isso é D+. Valeuuu!!!!
    Com sua anuência, que tal convidar os autores do vídeo e os demais alunos das escolas com as quais trabalha para fazerem comentários aqui no blog? Sei não, os meninos vão amar!
    Grande abraço, bjs, sucesso, tudo de bom e saudações midiáticas!

    ResponderExcluir