segunda-feira, 14 de setembro de 2009

9º Encontro do Gestar II

Mais um encontro aconteceu hoje na secretaria da educação deste município com o objetivo de discutir o TP5 que trata da coerência e coesão, assunto este já tratado indiretamente na produção textual. A princípio recebemos um cartão de boas vindas, seguindo de atividades a serem realizadas por nós, cursistas, com o objetivo de chegarmos a um concenso com relação ao assunto em pauta. Afinal o texto não é uma estrutura acabada; é um processo de planejamento, verbalização e construção. O estudo da coerência poderia ser visto como uma teoria de sentido ao texto dentro de um ponto de vista de que o usuário da língua tem competência textual e/ou comunicativa e que a língua só funciona na comunicação, na interlocução, com todos os seus componentes. Coesão textual é uma relação linear entre as sentenças. Refere-se aos modos como os componentes do universo textual estão ligados entre si dentro de uma seqüência.
Existe uma grande preocupação com o ato da produção textual, pois busca-se aperfeiçoar a qualidade das produções textuais fazendo uso dos elementos lingüísticos. Essa criação trancrita é uma prática social complexa e variada, que está relacionada à compreensão e escrita variada de textos, sob dois pontos de vista: informações objetivas e criatividade. E, como prática social, a coerência de uma produção textual depende de diversos fatores de ordem cognitiva, situacional, sócio-cultural e interacional.
Para a perfeita interpretabilidade de uma produção textual, faz-se necessário além do seu uso o domínio dos elementos que provêm um texto com sua necessária coerência.
Para concluir, faço minhas as palavras de Fávero (2006) "Coesão e coerência constituem fenômenos distintos pelo fato de poder haver um seqüenciamento coesivo de fatos isolados que não tem condição de formar um texto e de poder haver textos destituídos de coesão, mas cuja textualidade se dá em nível de coerência".

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