domingo, 22 de novembro de 2009

Comentário do TP2

Ao terminar a leitura do TP2, composto das unidades 5, 6, 7 e 8, cheguei a seguinte conclusão:
Nas duas primeiras unidades deste TP percebi que as gramáticas estão classificadas em vários tipos, sendo essencial o estudo da reflexão, expressão de ideias e do questionamento através da construção do significado feita pelo aluno e mediada pelo professor. Considerando que o usuário da língua precisa saber mais do que as regras de construção de frases, períodos e orações para ter uma competência comunicativa, o professor deve descrever-lhe como é e como funciona a língua que ele utiliza e levá-los a observar os fatos. Dessa forma, permite ao discente desenvolver suas habilidades discursivas e sua capacidade de não só interpretar um simples texto, mas o mundo que o rodeia. O docente precisa ter em mente um objetivo e adotar uma mudança de atitude proporcionando ao aluno um ensino/aprendizagem que vise a desenvolver suas habilidades, demonstrando as principais diferenças entre os vários registros para que ele saiba reconhecê-lo e utilizá-lo levando-o a pensar, raciocinar, desenvolver o pensamento científico e a capacidade de análise. Deste modo, o conceito de erro não seria mais um problema do aluno para a sistematização da língua e sim, o deixaria apto a compreender o funcionamento dos registros linúísticos lembrando que cada um obedece a uma regra intrísseca, competente e eficaz. Compreende-se assim que a língua não é um conjunto de regras, mas um conjunto de usos determinado pelo contexto. O que precisa ficar claro é que a norma culta é uma espécie de ascensão e deve ser usada na escola como uma maneira de adequá-la ao contexto para que ele possa sociabilizar-se, compreender, ser compreendido, enfim, interagir.

Da 3ª unidade deste TP pode-se dizer que toda a produção do homem carrega a sua história de humanidade e tem na arte a sua marca de sujeito. Segundo Jorge Luiz Borges ao se referir a Literatura dizia que a mesma "não é como um trem que anda na superfície; é como um rio que corre no subterrâneo e depois emerge numa certa altura, e a pessoa não sabe o que leva consigo." Mesmo sem perceber o homem emerge e retira a essencia que o faz humano, pois de fato a história da humanidade repousa na literatura. A história da alma da humanidade com seus sofrimentos, ilusões, revoluções e derrotas está na literatura. A arte permeia todos os caminhos trilhados pelo homem por ser de fato, a essência humana, devendo ser sempre objeto de seu interesse, principalmente no universo escolar.

Em sua última unidade podemos inferir que as figuras de linguagens são recursos empregados para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. São formas diferentes de expressar experiências comuns conferindo originalidade, emotividade ou poeticidade ao discurso. É uma linguagem figurada que revela a originalidade de quem a produz. Para entender deve-se fazer um estudo sobre o ocasional aproveitando-se do caráter polissêmico da linguagem.

Um comentário:

  1. Inácia querida, obrigada por participar tão ativamente do Programa GESTAR II. Você e suas coelgas cursistas me deixam muito feliz pela forma que acompanham e realizam as atividades propostas.
    Sucesso sempre!

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