Este livro trata de experiências vividas pela autora e nos leva a refletir sobre as diversas questões de que discorre.
É composto de 22 tópicos assim definidos:
- Ser pessoa com capacidades, sentimentos, projetos, livre, em busca da verdade na referência dos outros e, acima de tudo única com suas necessidades de relacionamento, transcendência, segurança, orientações, com seus valores e construções de suas próprias identidades.
- O valor do encontro com as pessoas e consigo mesmo autodefinindo o próprio título.
- Autoestima, através da qual podemos enfrentar desafios e defender interesses. É no seu decurso que nos identificamos com o eu interior e com as outras pessoas com as quais relacionamos.
- Encontro com o Outro que é um dos passos no caminhar da consciência em busca do autoconhecimento, pois ninguém cresce sozinho.
- Encontro com Deus que nos leva a uma transformação de vida proporcionando-nos uma experiência agradável e uma forte modificação interior.
- Relacionamento familiar com a necessidade de cultivar a paz, porque é por meio dessa experiência que podemos perceber o fortalecimento do indivíduo, da comunidade e até da própria nação.
- Encontro entre marido e mulher com a vivência dos 10 mandamentos do casal levando-nos a uma vida saudável e amorosa.
- Encontro com pais e filhos na condição de conhecer, aceitar, respeitar, conceder, exigir, incentivar, compreender, libertar e ser amável uns com os outros. Acrescentam-se ainda as impressões sobre a maternidade.
- Encontro professor e aluno com ênfase na motivação, no autoconceito; o como proceder: o valor do elogio e o respeito ao ritmo de aprendizagem. Isto é muito marcante quando se trata de um professor apaixonado pelo que faz.
- Encontro entre namorados enfatizando a importância do diálogo, as fases do namoro e o sexo.
- Vida afetiva: se estabelecermos relações construtivas, nos realizamos e construímos pontes entre os seres humanos.
- Encontro com pessoas receptivas, seres humanos autênticos que nos ajudam a ser mais, é nesse momento que nos encontramos verdadeiramente.
- Encontro com idosos, grande exemplo de vida e de experiências compartilhadas.
- Encontro com pessoas portadoras de deficiência para acolhê-los e manter uma convivência harmoniosa, pois eles nos deixam experiências edificantes.
- O Encontro com amigos: se quisermos tê-los, é necessário sermos.
- Vale a pena sonhar? Os nossos sonhos são nossas razões de viver, portanto, não roubem os sonhos alheios. Incentivem as pessoas a lutarem por seus sonhos.
- Encontro com a felicidade: não procure a felicidade nas coisas ou nos outros, pois ela está dentro de você, conheça-a.
- Encontro com o presente: viva intensamente este momento, pois ele é tão importante que o próprio nome já diz tudo.
- O poder da palavra, lembre-se que as palavras boas são flores perfumadas e as palavras ruins são pedras. Cada um deve ser responsável pelo que diz.
- Encontro com o livro que é sinônimo de uma viagem ao mundo cultural e ao tempo, deve ser incentivada e projetada na sala de aula. No mundo de hoje necessitamos da leitura, portanto devemos nos aproximar mais deste divertido e apaixonante mundo intelectual.
- Encontro com o amor: se quisermos viver num clima de verdadeiras sintonia com os outros, devemos cultivar o amor.
- Encontro com o trabalho sabendo lidar com as diferenças, compreendendo a si mesmo, motivando, compreendendo os outros e sabendo ouvir. Quem gosta do que faz sempre procura dar o melhor de si, por isso está sempre motivado.
Ao final de cada tópico, há sempre uma reflexão através de poesias de autores diversos e histórias de vida que nos leva a compreender os vários encontros vividos na leitura do livro.
Para mim, é um livro marcante, pois além de conhecer o seu conteúdo revivi momentos de convivência com esta eterna professora que deixou marcas em cada aluno por sua dedicação especial ao magistério. Posso acrescentar: Um exemplo de vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário